Exchanges

Binance enfrenta novas acusações na Nigéria enquanto executivo permanece detido

Outro executivo, Nadeem Anjarwalla, teria escapado da Nigéria

3 ABR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h00
Foto: Reprodução (Vectonauta/ Freepik)

A Binance, gigante global de exchange de criptomoedas, está sob pressão na Nigéria. A empresa enfrenta novas acusações de lavagem de dinheiro, enquanto um de seus executivos, Tigran Gambaryan, permanece detido no país. 

As novas acusações surgem apesar das tentativas da Binance de dialogar com os reguladores locais. A empresa retirou todas as transações em naira e interrompeu as transações peer-to-peer em fevereiro, após ser acusada de contribuir para a queda da moeda nacional. 

Segundo um texto do The Wall Street Journal desta quarta-feira (3), a Nigéria apresentou novas acusações para a exchange. A exchange já havia sido responsabilizada por supostamente contribuir para a queda da moeda local, a naira, em fevereiro de 2024. 

Em resposta à ameaça de proibição, a Binance enviou dois executivos sêniores à Nigéria para negociar com as autoridades. No entanto, ambos foram detidos. Gambaryan permanece preso, já o outro executivo, Nadeem Anjarwalla, teria escapado do país usando um passaporte falso. 

A Comissão de Crimes Financeiros Econômicos da Nigéria (EFCC) está preparando as acusações contra Gambaryan e Anjarwalla. A previsão é que o caso seja presidido pelo juiz Emeka Nwite da Corte Federal de Abuja.