ETFs

ETF Bitcoin da BlackRock atrai gigantes de Wall Street, incluindo antigo crítico dos criptoativos

Goldman Sachs, Citadel, UBS e Citigroup são novos participantes autorizados do iShares Bitcoin Trust (IBIT)

5 ABR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h43
Reprodução: Roberto Júnior/Unsplash

O ETF Bitcoin à vista da BlackRock, lançado em janeiro, vem atraindo grandes bancos dos EUA como parceiros. Entre os novos participantes autorizados do iShares Bitcoin Trust (IBIT) estão Citadel, Goldman Sachs, UBS e Citigroup. A função dos participantes autorizados é responsável por criar e resgatar cotas do fundo para manter o preço do IBIT próximo ao do Bitcoin (BTC). 

Esses novos parceiros foram apresentados nesta sexta-feira (5). “Participantes autorizados adicionais podem ser adicionados a qualquer momento, sujeitos ao critério do patrocinador”, afirma o prospecto alterado da BlackRock. A adesão do Goldman Sachs ao ETF da BlackRock chama atenção.  

 Em entrevistas anteriores, a instituição havia criticado a criptomoeda, classificando-a como "não uma classe de ativos de investimento". No entanto, o banco possui uma unidade dedicada de ativos digitais, que demonstra o crescente interesse do mercado financeiro tradicional no Bitcoin. 

Os grandes nomes de instituições financeiras se juntam a lista que incluem ABN AMRO, JP Morgan, Jane Street, Macquarie Capital e Virtu, adicionados no prospecto de 10 de janeiro da BlackRock. Mesmo que a notícia esteja circulando agora, Goldman, UBS e Citigroup foram adicionados como participantes autorizados no dia 4 de março.  

Essa lista demonstra a crescente confiança no ETF da BlackRock por parte de grandes instituições financeiras. Os ETFs Bitcoin absorveram mais de US$ 12 bilhões em fluxos líquidos desde o lançamento em 11 de janeiro.