Bitcoin

Pioneiro do Bitcoin (BTC), Hal Finney, é homenageado com prêmio

O prêmio inclui um troféu e um prêmio em dinheiro de 1 Bitcoin (BTC)

19 ABR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h00
Reprodução: Hal Finney

A Fundação de Direitos Humanos (HRF) anunciou o cientista da computação Hal Finney como o primeiro laureado do Prêmio que homenageia aqueles que contribuíram para o Bitcoin (BTC). Finney, figura crucial na implementação do BTC há 15 anos, faleceu em 2014 devido à esclerose lateral amiotrófica (ELA). 

Fran Finney, viúva de Hal, aceitou o prêmio em nome de seu marido. O prêmio inclui um troféu e 1 Bitcoin (BTC), destacando a importância da contribuição de Finney para a criptomoeda pioneira. Alex Gladstein, diretor de estratégia da HRF, enfatizou a importância de homenagear aqueles que moldaram o Bitcoin e a liberdade digital. 

"Ninguém chega perto das contribuições de Hal. Ele codificou até o fim de sua vida, literalmente contribuindo para a liberdade humana", disse Gladstein à CoinDesk.  

Em um discurso pré-gravado, Fran Finney expressou a alegria de Hal com o crescimento do Bitcoin e seu impacto positivo na vida de milhões. "Ele ficaria honrado em ser o primeiro a receber este prêmio e ter seu nome nele", disse Fran. "Sinto-me privilegiada e responsável por aceitar o primeiro prêmio em seu nome." 

Nos próximos três anos, a HRF premiará um indivíduo em 10 de janeiro, o "Running Bitcoin Day", data em que Hal Finney se tornou a primeira pessoa além de Satoshi Nakamoto a usar o software Bitcoin. Posteriormente, os prêmios serão concedidos a cada halving do Bitcoin, aproximadamente a cada quatro anos. 

Um "Comitê de Gênesis" com sete especialistas conduzirá o processo de nomeação até 2028. O comitê selecionará seu sucessor, que cumprirá um mandato de quatro anos. Os primeiros quatro prêmios, incluindo o de Finney, reconhecem contribuições passadas ao Bitcoin em períodos específicos. Posteriormente, o prêmio será concedido à pessoa que mais contribuir nos quatro anos seguintes.