Bradesco implementa identidade digital via blockchain em hospital de São Paulo
Pacientes do Hospital Edmundo Vasconcelos terão identidade digital com tecnologia do Bradesco
22 JAN 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h43O Bradesco, um dos maiores bancos do Brasil, anunciou a implementação de uma solução de identidade digital baseada em blockchain no Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.
A tecnologia, integrada ao aplicativo "Meu Edmundo", permitirá que pacientes compartilhem e centralizem seus dados de forma segura. A iniciativa reduzirá o tempo de jornada hospitalar e eliminará duplicidades de cadastros.
Nova medida do convênio Bradesco
Inicialmente, o sistema será disponibilizado para clientes do plano Bradesco Saúde que utilizam o hospital. Segundo Erik Rezende Nocera da Silva, gerente de Inovação e Tecnologia do hospital, “esse é um setor que exige atualização constante, seja no parque tecnológico, nas práticas assistenciais ou na oferta de serviços”.
“Saímos na frente e continuaremos buscando novas soluções para aplicar a tecnologia blockchain em nossa área", afirmou Erik.
Blockchain e saúde pública
O projeto do Bradesco e do Hospital Edmundo Vasconcelos acompanha uma tendência crescente de adoção do blockchain na área da saúde.
Um exemplo disso é o programa Rede Mineira de Dados em Saúde (RDS-MG), lançado pelo governo de Minas Gerais, que centraliza o histórico médico dos pacientes do SUS em blockchain.
Além disso, a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), desenvolvida pelo Ministério da Saúde, utiliza o Hyperledger Fabric para registrar informações como exames, vacinação e testes de Covid-19.
Essa rede já opera como um grande banco de dados de saúde e planeja expandir para consolidar todas as informações médicas dos usuários do SUS.