Bitcoin

Novo fundo de Bitcoin da Coinbase promete reduzir custo de investimentos e rendimento de 4% a 8%

Coinbase Bitcoin Yield Fund (CBYF) será lançado nesta quinta-feira (1º) baseado no arbitragem de preços

28 ABR 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h33
Foto: Justin Sullivan/Getty Images

Quer outra opção para investir em Bitcoin (BTC)? A Coinbase anunciou o lançamento do Coinbase Bitcoin Yield Fund (CBYF), com início marcado para 1º de maio. A iniciativa procura oferecer a investidores institucionais, fora dos Estados Unidos, uma alternativa para obter retorno passivo com a maior criptomoeda do mundo.

De acordo com comunicado publicado nesta segunda-feira (28), o fundo pretende gerar um rendimento líquido anual entre 4% e 8% sobre as participações em Bitcoin. 

A estratégia utilizada será baseada na arbitragem de preços, também conhecida como cash-and-carry, explorando a diferença entre os preços à vista e os contratos futuros de BTC.

Fundo de investimentos da Coinbase 

Atualmente, ao contrário de criptomoedas como Ethereum (ETH) e Solana (SOL), o Bitcoin não permite a geração de renda passiva via staking. De acordo com a Coinbase, essa limitação motivou o desenvolvimento do CBYF.

“Fundos de rendimento de Bitcoin surgiram para suprir essa limitação, mas geralmente exigem que alocadores institucionais assumam riscos significativos de investimento e operacionais”, informou a companhia em postagem no blog institucional. 

Assim, a “Coinbase AM projetou o CBYF para reduzir os riscos de investimento e operacionais esperados, o que acreditamos estar alinhado com o apetite de risco dos investidores institucionais”.

Como funciona? 

Para facilitar a vida dos investidores, a Coinbase AM utilizará integrações de custódia de terceiros para negociar ativos de armazenamento. A empresa acredita que isso poderá reduzir o risco da contraparte. 

Além disso, estratégia de investimento da companhia pretende evitar empréstimos de BTC com juros altos e mais arriscados e vendas sistemáticas de opções de compra.

Entre os apoiadores do CBYF está a Aspen Digital, uma gestora de ativos digitais com sede em Abu Dhabi e regulamentação da Autoridade Reguladora de Serviços Financeiros.