A comunidade MakerDAO, responsável pelo protocolo Maker, tomou a decisão de aprovar e implementar um aumento temporário nos retornos anuais para depósitos feitos em sua stablecoin Dai (DAI). Agora, aqueles que utilizam essa stablecoin podem aproveitar de um rendimento 8% ao ano com suas participações.
No entanto, é importante ressaltar que esses ganhos estão ativados apenas através do protocolo Spark, que atualmente não está disponível para usuários fora dos EUA ou para endereços vinculados via VPN. O protocolo Maker é responsável por emitir a stablecoin DAI, que possui paridade com o dólar americano. A DAI é utilizada como garantia em empréstimos de outras criptomoedas, como Ethereum (ETH) ou o token UNI da Uniswap.
No dia 19 de julho, Rune Christensen, o criador do MakerDAO, apresentou uma proposta chamada Enhanced Dai Savings Rate (EDSR) com o intuito de temporariamente aumentar os retornos da Dai Savings Rate (DSR) para impulsionar a demanda pela stablecoin DAI. A comunidade aprovou a proposta no dia 4 de agosto e o código foi implementado no dia 6. Rune Christensen compartilhou essa atualização através de um tweet nessa segunda-feira (7).
Desde a ativação do EDSR, o total de DAI depositado nos contratos DSR aumentou em 257 milhões de DAI, de acordo com dados do Makerburn.com. Esse aumento representa um crescimento de 4,88%, ou US$ 217 milhões, em relação ao valor de US$ 4,225 milhões antes da implementação do EDSR.