Durante uma audiência conduzida pelo Subcomitê de Ativos Digitais, Tecnologia Financeira e Inclusão do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, foram discutidas duas propostas de lei voltadas para a regulamentação das stablecoins.
A principal controvérsia dizia a respeito ao papel dos reguladores estaduais e federais na supervisão dessas criptomoedas. Enquanto o projeto de lei republicano permitia que os operadores de stablecoin escolhessem o estado de registro, o projeto de lei democrata enfatizava a intervenção federal e a supervisão apropriada.
Os legisladores também expressaram preocupação em relação ao potencial impacto das stablecoins na efetividade do dólar americano e nas capacidades de aplicação de sanções do país.
Alguns argumentaram que os EUA deveriam liderar a regulamentação desses ativos para garantir uma supervisão eficaz e impedir que emissores estrangeiros criassem livremente ativos lastreadas em dólares.
A audiência também destacou a importância de abordar os riscos para os consumidores e manter o papel do dólar americano no comércio global por meio de stablecoins regulamentadas.