José Manuel Campa, presidente da Autoridade Bancária Europeia (EBA), expressou preocupações sobre a possibilidade de bancos centrais proibirem stablecoins que possam interferir na política monetária. Ele citou preocupações relacionadas ao uso de blockchains não autorizados, que podem representar riscos financeiros.
Nos próximos meses, o presidente da EBA estabelecerá as regras detalhadas para a implementação do Regulamento dos Mercados de Criptoativos da União Europeia (MiCA), uma nova regulamentação que exige que emissores de stablecoin obtenham uma licença e mantenham reservas adequadas para manter suas operações.
“Os bancos centrais devem ter o poder de vetar a introdução generalizada das chamadas stablecoins se elas afetarem os objetivos de políticas públicas, incluindo estabilidade financeira ou política monetária" afirma Campa.
O MiCA busca estabelecer um ambiente regulatório sólido para os emissores de stablecoin, que visa proteger os consumidores e preservar a integridade do sistema financeiro.