A Stronghold Digital Mining, uma empresa de mineração de Bitcoin (BTC), planeja continuar queimando pneus em data center localizado em Nesquehoning, Pensilvânia. Essa ação da empresa provocou indignação de grupos ambientalistas, que afirmam que a queima de pneus é prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana.
A Clean Air Council, organização sem fins lucrativos, afirmou que estão recorrendo a autoridades para negar esse pedido da empresa.
A mineradora já possui uma autorização temporária do Departamento de Proteção Ambiental da Pensilvânia (DEP) para utilizar a queima dos pneus como combustível.
Um porta-voz da empresa afirmou para o Blockworks que “o atual processo de solicitação junto ao DEP é obter uma licença permanente para continuar a queimar o [combustível derivado de pneus] da mesma maneira e [em] quantidade limitada, dado [que] vários anos de testes não provaram efeitos adversos”.
Essa queima de pneus é capaz de liberar uma série de poluentes, como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), benzeno, estireno, fenóis e butadieno. O contato constante com esses compostos podem trazer alguns problemas de saúde como doenças respiratórias.
A Stronghold Digital afirma que quer continuar com o uso desse combustível. A empresa também diz que usa combustores de leito fluidizado circulante (CFBs) para queimar pneus, ajudando a reduzir as emissões de poluentes.