segunda, 20 de maio, 2024

Inteligência Artificial

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TSE e Meta discutem uso de IA para combater desinformação nas eleições

Presidente do Tribunal quer que usuários sejam informados sobre conteúdo manipulado

quinta, 14 de dezembro, 2023 - 14:41

Redação MyCryptoChannel

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, recebeu representantes da gigante tecnológica Meta, dona das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Thread, na terça-feira (12), para debater o uso de inteligência artificial (IA) no combate à desinformação nas eleições municipais de 2024.

 

 

Segundo Moraes, é importante que os usuários sejam informados sobre o conteúdo que está sendo manipulado. “A tecnologia tem de nos ajudar a criar esse marcador”, disse o ministro. “Isso seria transparência. Agora, para garantir a transparência e identificação, precisamos detectar as pessoas que estão compartilhando esse tipo conteúdo”, argumentou.

 

 

Em nota, a Meta reafirmou seu compromisso de colaborar com as autoridades e a Justiça Eleitoral. A empresa também disse que está “em diálogo permanente com autoridades e governos em todo o mundo, e a reunião com o TSE foi um momento valioso de troca de ideias”. 

 

 

“Hoje, os potenciais riscos de IA que temos visto estão em grande medida cobertos por políticas existentes da Meta relacionadas, por exemplo, ao comportamento das pessoas que usam nossos aplicativos”, escreveu a empresa.

 

 

Pelo lado da Meta, participaram do encontro o gerente jurídico Rodrigo Ruf, o diretor jurídico Diego Spínola, o diretor de políticas públicas Murillo Laranjeiras e a gerente jurídica Paula Breim. Pela Justiça Eleitoral, o secretário de Tecnologia da Informação Júlio Valente, o diretor-geral Rogério Galloro, o assessor-chefe do Gabinete da Presidência Cleso Fonseca e o assessor especial de Enfrentamento à Desinformação José Fernando Chuy participaram da reunião. 
 

Inteligência Artificial

Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI, deixa empresa para se dedicar a projeto pessoal

Sutskever foi um dos fundadores da empresa e votou pela demissão do CEO e cofundador Sam Altman

quarta, 15 de maio, 2024 - 14:03

Redação MyCryptoChannel

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Ilya Sutskever, cofundador e cientista-chefe da OpenAI, empresa de inteligência artificial, anunciou na terça-feira (14) sua saída da organização após quase uma década.  

Em um post em seu perfil no X, antigo Twitter, Sutskever afirmou que a decisão foi motivada pelo desejo de trabalhar em um projeto "pessoalmente significativo". 

“A trajetória da empresa tem sido nada menos que milagrosa, e estou confiante de que a OpenAI construirá uma AGI que seja segura e benéfica”, escreveu Sutskever sobre a empresa responsável pelo ChatGPT.  

Ele era um dos membros fundadores da empresa e fez parte do conselho de administração que votou pela demissão do CEO e cofundador Sam Altman em novembro de 2023.  

A empresa já nomeou Jakub Pachocki, ex-diretor de pesquisa, como seu novo cientista-chefe. Pachocki foi responsável pelo desenvolvimento do GPT-4.  

 

Inteligência Artificial

TikTok implementa rotulagem automática de conteúdo gerado por IA

Rotulagem será possível devido a parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA)

quinta, 09 de maio, 2024 - 18:08

Redação SpaceMoney

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O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que começará a rotular automaticamente o conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) na plataforma. A medida proteger os usuários de “maus atores que usarão o AIGC para enganar outras pessoas intencionalmente”. 

Para isso, o TikTok revelou sua parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), se tornando a primeira plataforma de compartilhamento de mídia a implementar a tecnologia de Credenciais de Conteúdo da organização. 

Essa tecnologia permite anexar metadados ao conteúdo, facilitando o reconhecimento e a rotulagem instantânea de AIGC (Artificial Intelligence Generated Content) pelo sistema do TikTok. 

A nova iniciativa complementa a exigência já existente de que os criadores de conteúdo rotulem AIGC realista e conteúdo produzido com efeitos de IA do próprio TikTok.  

A rotulagem automática, por sua vez, se concentrará em conteúdo gerado por IA de outras plataformas, inicialmente apenas em imagens e vídeos, com planos de expansão para conteúdo de áudio no futuro. 

 “Com a vasta comunidade de criadores e usuários do TikTok em todo o mundo, estamos entusiasmados em recebê-los no C2PA e no CAI enquanto embarcam na jornada para fornecer mais transparência e autenticidade na plataforma”, disse Conselheira Geral e Diretora de Confiança da Adobe, Dana Rao.