Mais da metade dos executivos de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações acreditam que o sucesso do metaverso está atrelado, nas empresas em que atuam, com o aumento das receitas (61%) e maiores margens de lucros (55%). Além disso, eles entendem que o metaverso faz a empresa ser vista como uma marca líder na vanguarda dessa tecnologia (47%), obter maior satisfação dos clientes (45%), e viabilizar o apoio dos empregados aos consumidores (35%).
Essas são algumas das conclusões do relatório “Want to win in the metaverse? Think internal first”, conduzida pela KPMG com 767 executivos líderes do setor, de 13 países, atuantes em organizações com mais de US$ 250 milhões em receitas anuais.
O conteúdo destacou ainda, qual é a porcentagem dos investimentos em metaverso das empresas no prazo de até um ano, obtendo os seguintes indicadores: marketing, vendas ou uso de marca (38%); ações direcionadas para clientes, ou seja, vendas, incluindo produtos, serviços, e soluções de apoio (28%); utilização operacional interna e back-office (20%); mão-de-obra interna e gestão de talentos (15%).
A pesquisa perguntou apurou quais tecnologias essas empresas estão usando para apoiar o metaverso: realidade aumentada (57%); realidade virtual (48%); plataformas descentralizadas (40%); ferramentas de ambiente virtual (40%); blockchain (34%); criptomoedas (23%); e NFTs (21%).